Você está em | Notícias

Notícias

Balestro 55 anos - Uma trajetória marcada pelo pioneirismo 7/8/2007

7/8/2007 | Fonte: Balestro

Balestro 55 anos - Uma trajetória marcada pelo pioneirismo

A história da Balestro, na verdade, teve início com a empresa Gibal, fundada em1948, pelo engenheiro Gino Balestro, na cidade de São Paulo. Quatro anos depois, ele se mudou para a cidade de Mogi Mirim, para onde transferiu sua empresa, que passou a se chamar Balestro. Desde o início, a empresa já se destacou no mercado por ser a primeira indústria a fabricar pára-raios de distribuição no Brasil. Depois da mudança para Mogi Mirim, foramincluídos emseu mix de produtos, transformadores de distribuição e transformadores especiais para ensaios elétricos.
Em1984 surgiu a empresa coligada Pentágono, especializada na fabricação de varistores de óxido de zinco. Em1986, foi desenvolvido o modelo PBZ de pára-raios, cominvólucro de porcelana, centelhadores série e varistores de óxido de zinco, o que na época, representou uma grande inovação tecnológica no mercado brasileiro. Isto porque, até então, só eramproduzidos no Brasil, pára-raios comvaristores de carbeto de silício.

O lançamento do pára-raios polimérico semcentelhadores, comborracha de silicone em1997, tambémrepresentou outro marco na história da Balestro, pelo seu pioneirismo emproduzir este item, usando tecnologia própria na fabricação dos varistores de óxido de zinco. Neste mesmo ano, a Balestro se tornou a primeira indústria do país a obter a Certificação Internacional ISO 9002 para páraraios e a quinta empresa do mercado a conquistar a ISO 9001 para a linha de transformadores.

Acompanhando a tendência mundial do setor elétrico, a Balestro lançou em1999, uma linha de isoladores de ancoragempoliméricos até 36kV, obtendo o reconhecimento de sua qualidade através da Certificação Internacional ISO9002, no ano de 2001.

Em2001, a Balestro decidiu encerrar a fabricação de transformadores de distribuição e passou a investir maciçamente na produção de pára-raios. Ao completar 50 anos, em2002, lançou sua nova logomarca, assumindo a primeira posição no mercado de pára-raios de distribuição. Este produto já rendeu para a empresa o Prêmio Qualidade da revista Eletricidade Moderna por 11 vezes.

A chave fusível polimérica passou a ser produzida pela Balestro em2003 e dois anos depois, após umestudo realizado juntamente comaCemig (Centrais Elétricas de Minas Gerais), foi lançada a linha de pára-raios classe II para linhas de distribuição.

Em 2005, a empresa ainda ampliou sua linha de produtos, comos isoladores de transmissão de até 230 kV e este ano, passou a fabricar isoladores de transmissão de até 345 kV.

A empresa mantémsua meta de ampliar sua participação no mercado elétrico do país e do exterior, sempre buscando acompanhar as tendências e necessidades de seus clientes. Este ano, ao completar 55 anos, a Balestro iniciou a construção de uma nova fábrica, no distrito industrial de Mogi Mirim, o que vai permitir expandir ainda mais seu parque fabril.



Clique aqui e faça o download do arquivo em formato .pdf


 



Para download do Adobe Reader clique no botão



Balestro Mão Amiga

A Balestro está lançando esta...

+ Leia mais

Campanha do Agasalho

A primeira ação do programa...

+ Leia mais

Prêmio Fornecedores CEMIG - 2014

No último dia 21/05, a Balestro...

+ Leia mais

Lean Task Force

No sábado, dia 10 de maio,...

+ Leia mais

Semana da Saúde do Trabalhador Balestro

A Semana da Saúde do Trabalhador...

+ Leia mais

Fatec Portas Abertas

Na última sexta-feira, dia 08 de...

+ Leia mais

Prêmio Fornecedores CEMIG - 2013

Com o objetivo de incentivar o...

+ Leia mais

Balestro ganha o Destaque do Ano no Prêmio CPFL Mais Valor 2012.

O Premio CPFL Mais Valor foi criado em...

+ Leia mais

Balestro é reconhecida por Desempenho de Fornecimento pela CEMIG 1/11/2011

Balestro é reconhecida por...

+ Leia mais

Prêmio CPFL Mais Valor 2011 homenageia fornecedores da CPFL Energia 21/10/2011

Prêmio CPFL Mais Valor 2011...

+ Leia mais

Página 1 | Página 2 | Página 3